Neuroartista & Tatuadora Aprendiz
Vanessa Domingos de Oliveira
Um caminho de autoconhecimento
Ao longo dos últimos anos, iniciei um processo profundo de autoconhecimento e cura interior.
Em conciliação com terapia sistémica, consultas psicossomáticas e psicologia, comecei a sentir uma necessidade crescente de me compreender e aprender a regular as minhas emoções e pensamentos.
Essas terapias têm sido fundamentais para entender o meu sistema familiar, trabalhar traumas de infância e perceber como experiências antigas ainda influenciam o meu presente.
Quando passamos a compreender, também começamos a aceitar e é nessa aceitação que nasce a força para quebrar ciclos repetitivos.
Mas, mesmo com esse apoio, eu sentia que faltava algo que partisse de dentro para fora, algo que me permitisse agir diariamente sobre o que eu já sabia racionalmente.
Sempre corri contra mim própria.
Mesmo identificando as causas, emoções e padrões, só conseguia contornar as situações momentaneamente, nunca de forma consistente o suficiente para o meu cérebro reprogramar um novo hábito e uma nova forma de pensar.
Entre reconstruir uma casa, lidar com perdas gestacionais, uma gravidez e pós-parto desafiantes, o regresso ao trabalho, a perda de identidade, crises existenciais, ansiedade generalizada, e diagnósticos como alopecia, anemia severa e gastrite crónica devido ao stress, cheguei a um ponto em que o corpo disse:
“É hora de parar.”
Percebi então que o maior progresso e evolução começam em nós mesmas, no silêncio, por trás do que se vê nas redes sociais e nas conversas do dia a dia.
Começam quando paramos para ouvir o que a alma tenta dizer há muito tempo.
do caos à criação
do caos à criação
Desde sempre estive ligada às artes e foi nelas que encontrei refúgio, expressão e sentido.
Formei-me em Artes Visuais, Decoração de Interiores, Design e Ilustração, e percebi que a arte sempre foi a minha linguagem silenciosa, a forma como o meu interior se manifesta.
Ao mesmo tempo, sempre senti uma forte conexão com o mundo espiritual, a psicologia e as terapias complementares. Isso levou-me a mergulhar em várias áreas:
inteligência emocional, gestão de tempo, arte terapia, programação neurolinguística (PNL), neurociência e neuroplasticidade.
Foi assim que cheguei à Neuroarte, uma fusão de tudo o que tenho vindo a aprender e aplicar em mim.
Um espaço que une arte, consciência e ciência, e que me tem ajudado a cultivar calma, compreensão, aceitação e confiança.
arte e terapia
Hoje, a minha prática integra diferentes dimensões: sou assistente de eventos da terapeuta sistémica e consteladora Sónia Morais, e faço parte da equipa da Psicóloga Ana Félix como orientadora emocional criativa. Nestes contextos, acompanho processos de criação e presença, usando a arte como ferramenta de consciência e expressão, sem ser terapia, mas como forma de estimular o sentir, a criatividade e a reflexão emocional.
Neste momento, encontro-me a formar-me em Arte Terapia pela Oxford School of Learning, onde pretendo aprofundar técnicas e práticas que me permitem enriquecer ainda mais as minhas sessões criativas.
Paralelamente, estou a formar-me como tatuadora profissional, na Tattoo Pro Academy, e quero unir a tatuagem à minha visão artística e sensível.
Nos meus tempos de introspeção, nascem peças únicas: obras feitas à mão, com textura, emoção, matéria e presença. Cada criação é fruto de contemplação e farão, em breve, parte da minha loja online.
PARCEIROS
Abacriativo
•
BabyFeelings
•
Saúde Positiva
•
Perfis LED
•
Veolia
•
Abacriativo • BabyFeelings • Saúde Positiva • Perfis LED • Veolia •
fala comigo
As conexões mais bonitas nascem quando seguimos a intuição.
Se sentes o chamado, fala comigo.

